Costa de Sauípe, no Litoral Norte da Bahia, vai sediar em 2016 o quinto Campeonato Mundial da Liga de Basquete Máster, envolvendo delegações de 20 países. A informação foi divulgada durante visita do presidente da Federação Internacional de Basquete Máster, Rubens Lamas, ao secretário do Trabalho, Esporte, Emprego e Renda, Álvaro Gomes, na segunda-feira (9).
A competição internacional será realizada entre 30 de setembro e 6 de outubro de 2016 e vai trazer à Bahia aproximadamente três mil pessoas entre dirigentes, comissão técnica, além de familiares e amigos dos atletas. De acordo com Lamas, os atletas ficam na região por cerca de 10 dias. 
Estão confirmadas as seleções do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Eslovênia, Japão, Rússia, Ucrânia, China, Porto Rico, Panamá, Republica Dominicana e Estados Unidos.“O Mundial vai ter a participação de alguns atletas que já foram campeões mundiais, olímpicos, europeus, pan-americanos, bem como jogadores que disputaram a NBA [Liga Profissional de Basquete dos Estados Unidos]”, explicou Lamas.
No evento, Álvaro Gomes lembrou que, neste ano, a Setre já apoiou o Campeonato Mundial Júnior de Luta Olímpica, realizado em Lauro de Freitas. “Nosso objetivo é incrementar cada vez mais o esporte e fazer da prática esportiva uma ferramenta de inclusão social. Acredito que uma competição dessa natureza vai despertar o interesse dos nossos jovens para prática do basquete, que começou uma nova alavancada com a participação da equipe do Vitória/Universo na liga brasileira do Novo Basquete Brasil (NBB)”, disse o secretário. 

Fonte: Ascom/Secretaria do Trabalho, Esporte, Emprego e Renda (Setre)