A primeira edição do ‘Seminário Internacional de Herança Intelectual Africana: outra dimensão histórico-cultural’ acontece simultaneamente, entre os dias 1º e 4 de dezembro, no auditório da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Biblioteca Pública do Estado da Bahia e Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, e as inscrições gratuitas podem ser feitas até 1º de dezembro, no blog do seminário.

Apresentar os resultados dos trabalhos já desenvolvidos sobre herança cultural africana, incentivar mais pesquisas referentes à temática e permitir acessibilidade a conteúdos relativos à contribuição dos povos africanos são os objetivos do encontro. De acordo com a secretaria, o seminário está inserido nas ações do programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento do Ensino Superior, da Secretaria da Educação, Paulo Pontes, “o seminário resgata aspectos significantes da herança intelectual africana, tendo em vista o primeiro ano da Década Internacional Afrodescendente, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e decretada pelo Governo do Estado, em setembro deste ano”.

Durante o encontro haverá mesas-redondas, rodas de conversa, palestras e exibição de produção cinematográfica de Moçambique. Também serão apresentadas experiências bem-sucedidas da aplicação da Lei nº 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira em todas as escolas, públicas e particulares.

Como desdobramento da atividade, será formada a Rede Internacional de Pesquisa sobre a Herança Intelectual Africana (Rephiafrica), responsável pela realização de cursos, palestras, oficinas e seminários sobre a Herança Intelectual Africana. A estruturação da rede tem por meta romper com a percepção estereotipada das sociedades africanas, dos povos africanos e dos afro-brasileiros, viabilizando e difundindo um novo foco de estudos africanos na Bahia.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia