Para socializar experiências pedagógicas e de gestão vivenciadas por professores alfabetizadores, a Secretaria da Educação do Estado promove, nestas segunda e terça-feira (30 e 1º), das 8h às 17h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, em Salvador, o Seminário Educar para Transformar: experiências de alfabetização na idade certa nos municípios baianos’. Essa é mais uma ação do programa Educar para Transformar que tem como principal meta a alfabetização das crianças até os 8 anos de idade.

O seminário terá como tema central ‘As experiências de alfabetizar/letrar: do dizer, ouvir e refletir para replanejar’. Nas mesas temáticas serão abordadas questões como memórias pedagógicas de professores, literatura infantil, mobilização social, gestão, acompanhamento pedagógico e formação de professores.

A atividade terá a participação de 250 profissionais, entre dirigentes municipais de educação, professores, coordenadores pedagógicos, representantes dos municípios baianos relacionados ao Programa Estadual de Alfabetização na Idade Certa, da Secretaria da Educação do Estado.

Com o Educar para Transformar, a secretaria está potencializando junto aos 417 municípios baianos as ações pela alfabetização das crianças na idade certa. Também amplia o apoio na formação de professores e no assessoramento técnico para a consolidação de políticas e estratégias educacionais que levem em conta as especificidades de cada município.

Além disso, distribuirá para as escolas públicas municipais a coleção ‘Pactos de Leituras’, constituída de 19 livros de literatura infantil, de 16 autores baianos, referenciada na realidade da Bahia. Os 798 mil livros vão compor os Cantinhos de Leitura de 21 mil salas de aula de alfabetização das escolas, beneficiando mais de 332 mil crianças. A programação do evento está disponível no Portal da Educação.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado