Estimular o protagonismo juvenil por meio da produção multimídia. Essa é a proposta dos educadores da Rede Anísio Teixeira (Rede AT), que promovem até o dia 27 de novembro a formação de estudantes para cobertura colaborativa do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual. A ideia é fazer com que eles produzam textos, fotos, áudios e vídeos sobre o evento que reunirá mais de 20 mil estudantes, entre os dias 2 e 4 de dezembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

“O objetivo do curso é fazer com o que os estudantes atuem como repórteres, fotógrafos, produtores audiovisuais e redatores de conteúdos para mídias digitais, na Tenda Digital, que é uma das atividades que acontece durante o evento. A formação nos aproxima dos estudantes, promovendo uma troca de experiências”, explicou o educador da Rede AT, Raulino Júnior.

Para a estudante Tayline Alves, 17 anos, essa é uma oportunidade maravilhosa de aprimorar os seus conhecimentos. “Sempre gostei de falar e escrever, e hoje, nesta formação, percebi que o jornalismo é uma profissão que eu posso exercer futuramente, e já posso acrescentar esta experiência em meu currículo”, comemorou a estudante.

“Estar do outro lado, produzindo e entrevistando outros estudantes vai ser uma experiência única. Sempre gostei de mídias digitais e colaborar para construção destes conteúdos é uma aprendizagem maravilhosa”, relatou o estudante Ubiraci Mendes.

A Rede Anísio Teixeira

Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais da Rede Pública Estadual de Ensino, a Rede Anísio Teixeira atua por meio dos produtos Ambiente Educacional, TV Anísio Teixeira e Professor Web. Também realiza ações de formação, produção e compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais com professores e estudantes, no intuito de contribuir para apropriações tecnológicas éticas, críticas, lúdicas e contextualizadas nos processos de ensino e aprendizagem.


Fonte: Ascom/Secretaria da Educação da Bahia