Os 700 estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Fernandes, no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, participam nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), da III Feira de Saúde e Tecnologia. Na atividade, aberta à comunidade escolar, o público pode assistir a apresentações temáticas como prevenção e cuidados em relação às doenças e participar de palestras. Também estão previstos exames para aferição da pressão arterial, teste de glicemia e de tipagem sanguínea.

“Cada turma do ensino médio ficou responsável por realizar apresentações sobre determinada doença, mostrando prevenções, sintomas e [tratamento]”, explica o diretor da unidade, Cleilton Passos. Os alunos do Curso Técnico em Manutenção e Suporte de Informática tratam de temas relacionados e dão apoio para o funcionamento da feira. “Também estamos contando com as participações de enfermeiras de postos de saúde do bairro, representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros”, detalha o diretor.

A estudante do 4º ano do curso técnico em Informática, Edicleide Santos, cita a importância da feira para o processo de ensino e aprendizagem. “Estamos tendo a oportunidade de realizar esse trabalho para os colegas e comunidade, abordando a importância do descarte consciente do lixo eletrônico. O evento nos dá a possibilidade de adquirir mais experiência neste contato direto com as pessoas”.

Com o tema ‘Diabetes’, o estudante do 3º ano do Ensino Médio, Diego Nascimento, ressalta o entusiasmo em participar do evento que alia teoria e prática, além da integração com a comunidade escolar. “Quando pesquisamos sobre uma doença específica para apresentarmos o trabalho, além da satisfação de poder orientar as pessoas, nós aprendemos muito também. Isso contribui para que o próprio estudante crie a consciência de estar bem informado sobre o assunto”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia