Mais de 600 estudantes das escolas estaduais de Salvador e região metropolitana participam do I Encontro Territorial de Líderes de Classe da Rede Estadual, que acontece nesta segunda-feira (23), das 8h30 às 17h, no Hotel São Salvador, no bairro do Stiep, em Salvador. O evento é uma realização da Secretaria da Educação do Estado, com o objetivo de fortalecer a cultura de participação estudantil nas escolas, conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação.

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento da Educação Básica do Núcleo Regional de Educação (NRE 26), Maria de Fátima Costa, esta é mais uma ação de fortalecimento da educação básica. “A ideia é promover a participação social, democrática e cidadã dos estudantes como forma de consolidar o empoderamento das juventudes e adultos das escolas da rede estadual de ensino”.

A líder de classe do Colégio Estadual Rômulo Almeida, Thaiene Cristina Souza, 17, do 1° ano, afirmou que o evento é muito importante porque permitirá a socialização de informações entre os líderes presentes. “Irei colocar em pauta assuntos direcionados à melhoria da minha escola e absorver as ideais que serão destacadas por outros líderes de classe”.

Atividades

Além de abordarem as ações de líderes executadas em seus municípios, os estudantes discutirão outros temas, como a redução da maioridade penal. No encontro também serão indicados líderes de classes que irão representar o NRE 26 no 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, previsto para 2 e 4 de dezembro próximo, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O 4º Encontro Estudantil terá um espaço voltado para os líderes compartilharem planos de ações e debater sobre questões relacionadas às suas atuações nas unidades escolares estaduais.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia