Únicos representantes da rede estadual de ensino do Brasil, na categoria Ciências da Computação, os estudantes Thiago Mendes e Kaick Sousa, do Colégio Estadual Arthur Vieira de Oliveira, foram destaque na 30ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, no último final de semana, com o projeto Ceativista (7vistas).

Moradores de Anguera, município do centro norte do estado, com 15 mil habitantes, os alunos são considerados exemplo de dedicação e sucesso para os demais colegas da rede pública. “A reação dos examinadores foi bastante positiva. Tivemos a oportunidade de trocar experiências importantes, principalmente porque os outros expositores da categoria eram de escolas técnicas e privadas. Houve também interesse da imprensa que divulgou nosso trabalho na rede de televisão local e na revista ‘Mundo Jovem’, afirma a professora e orientadora Geisa Mendes.

Thiago Mendes, 15 anos, diz que inicialmente teve receio da participação na mostra em decorrência das diferenças culturais. Porém, segundo ele, “o projeto é excelente e não devia nada aos apresentados no evento. Conseguimos fazer algo com autonomia e persistência e tenho orgulho de representar a rede pública da Bahia. Até estamos sendo convidados para realizar palestras na escola como forma de incentivo aos nossos colegas”.

Seu colega Kaick Sousa, 16, fala da importância das escolas incentivarem os estudantes na área de ciência e tecnologia. “Estamos mostrando que o incentivo pode gerar ótimos resultados. Na escola, temos a participação dos professores e os alunos estão tendo uma dedicação extra nos projetos, mostrando a qualidade do estudante da rede estadual e do interior do estado”.

O estudante do 3º ano, Wendel Figueredo, 17, busca motivação no sucesso dos dois colegas. “A gente percebe que somos capazes de produzir um conteúdo de qualidade. Eu já participava dos projetos da escola, mas nesses momentos é que temos uma maior motivação para buscar novos projetos que tenham importância na vida social”.

Projeto

O aplicativo Ceativista possibilita o acesso a informações dos estudantes, como notas das avaliações, avisos, instruções, lembretes, tarefas e afazeres das referidas matérias. O projeto, que é utilizado no Colégio Estadual Arthur Vieira de Oliveira de forma experimental, foi apresentado à Secretaria da Educação do Estado para verificar a viabilidade do seu uso por professores, estudantes e as famílias de toda rede estadual.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado