Durante o encerramento da celebração dos 25 anos do Projeto Axé, na noite de quarta-feira (18), no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, o fundador da ONG, Cesare de Florio La Rocca, destacou a parceria com o Governo do Estado para a continuidade das atividades na instituição. “O empenho do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, faz uma grande diferença na vida de muitos jovens".

Convênio com o Governo do Estado foi renovado e vai destinar cerca de R$ 2,4 milhões para financiar as ações da entidade, permitindo que o Projeto Axé continue o pioneirismo e referência na educação, arte-educação e defesa de direitos de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, em especial, o que vivem nas ruas.

A festa constou de apresentações da Orquestra de Berimbaus, roda de capoeira, dança afro e artes plásticas pelas crianças e jovens atendidas pela instituição e teve ainda a participação especial de Gerônimo, Levi Lima da Banda Jamil, Walter Queiroz e do Cortejo Afro. O público que assistiu ao espetáculo ficou fascinado com as luzes, as cores, os cenários e os movimentos dos dançarinos. Maria Fernanda dos Santos, 16 anos, moradora do bairro de San Martin e que está faz parte do projeto desde junho, adorou a apresentação e resumiu o Projeto Axé como “uma oportunidade de fazer o que a gente gosta e também tirar a gente da rua, porque na rua não tem nada que preste. O Axé é ótimo”.

O Projeto Axé foi criado em 1990 e, com base na vivência da instituição, La Rocca cunhou o conceito de “arteducação”, que situa a arte não como um meio para atingir a educação, mas sim a própria educação em si. Até hoje aproximadamente 15 mil educandos na faixa etária de 4 a 25 anos, que viviam em situação de rua, passaram pela instituição. Atualmente, o Projeto Axé atende cerca de 1.500 adolescentes e jovens de 12 a 25 anos. A equipe da instituição é composta por 87 funcionários, sendo 37 ex-alunos do projeto.

Fonte: Ascom/Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS)