
As conferências, que têm como tema ‘Zero Violência contra LGBT – Construindo uma Bahia que respeite a diversidade sexual e de gênero’, pretendem avaliar e propor estratégias para fortalecer a implementação do Sistema Nacional LGBT na Bahia, com articulação e integração com as demais políticas públicas, além de propor estratégias para enfrentar a discriminação sofrida pela população LGBT, em decorrência da orientação sexual e identidade de gênero.
De acordo com o coordenador estadual de Políticas LGBT, Vinícius Alves, “as conferências representam um momento singular de participação social e de definição das políticas de enfrentamento à violência contra população LGBT e promoção do respeito à diversidade sexual e de gênero na Bahia”.
Etapas territoriais
Treze conferências territoriais vão acontecer no período de dezembro de 2105 a janeiro de 2016. Os eventos serão estruturadas em quatro eixos temáticos, que discutirão a participação social, sistemas de proteção social, sistema nacional de promoção da cidadania e enfrentamento da violência contra a população LGBT; cultura, comunicação e educação em direitos humanos; segurança pública e sistemas de justiça na promoção e defesa dos direitos humanos da população LGBT e marcos jurídicos e normativos para o enfrentamento à violência contra a população LGBT.
Durante as atividades também serão escolhidos os delegados do poder público e da sociedade civil, que ficarão responsáveis em defender as problemáticas dos seus territórios na 3ª ConfLGBT.
Fonte: Ascom/Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS)