As tecnologias alternativas responsáveis pela melhoria das condições de vida dos moradores da zona rural, por meio do aproveitamento dos recursos hídricos, serão demonstradas pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), na 28ª edição da Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro), que acontece do próximo dia 28 a 6 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador.

O público poderá conhecer alguns programas desenvolvidos pelo Governo do Estado voltados ao desenvolvimento socioeconômico dos municípios baianos. A maquete da Cerb, por exemplo, representa um protótipo de um sistema simplificado de abastecimento de água que é implantado na zona rural e em especial no semiárido.

O visitante também vai conhecer como funciona o dessalinizador, responsável por transformar água salinizada em potável. Acoplado ao equipamento tem o chafariz eletrônico, o equipamento foi desenvolvido por técnicos da Cerb para disponibilizar 20 litros de água potável a partir da colocação de uma ficha.

Muitos poços tubulares, quando perfurados pela Cerb, apresentam água salinizada, o que é comum na região do semiárido baiano, mas, para o o seu aproveitamento, a empresa utiliza dessalinizadores, permitindo a transformação de água salobra em água potável. A empresa utiliza tecnologias adequadas à realidade de cada região e, por meio dos seus técnicos, são implantadas soluções eficientes no segmento de abastecimento de água.

Essas alternativas para convivência do sertanejo com a seca, entre outras intervenções definitivas na zona rural, mostra que a Cerb, segundo o diretor-presidente do órgão, Marcus Bulhões, tem se destacado como agente de transformação social dentro da política do governo.

Fonte: Ascom/Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb)