No mês de novembro, duas cameratas, como são chamados pequenos grupos que praticam e executam música clássica, se apresentam gratuitamente nos espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), como ação integrante do projeto Sextas Instrumentais, realizado em parceria entre a Secult e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).

O Espaço Cultural Alagados recebe o Sexteto Opus Lumen no dia 13, às 15h. Dia 27, no mesmo horário, será a vez do Quarteto Novo apresentar seu repertório no Centro Cultural de Plataforma. Os concertos têm caráter artístico-pedagógico e se caracterizam pela execução de um repertório que mescla a música erudita e popular, intercaladas com a explicação sobre as obras, seus compositores e período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens. O propósito é o diálogo do público com o universo da música clássica.

Quatro cameratas fazem parte do projeto Sextas Instrumentais – Opus Lúmen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas. O projeto foi organizado de forma que todos os grupos circulem pelos espaços culturais participantes. O propósito da ação é promover o diálogo do público com o universo da música clássica.

Espaços Culturais

A Secult mantém 17 espaços culturais, administrado pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e que estão localizados em diversos territórios de identidade. Destes, cinco funcionam em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Mais informações estão disponíveis no site dos Espaços Culturais

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)