O Escritório Bahia Criativa – fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia, gerido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) – oferecerá nesta quinta (19), sexta (20) e sábado (21), a formação Projetos Criativos e Sustentáveis – Elaboração de Projetos Culturais, Captação de Recursos e Prestação de Contas. A atividade é gratuita e acontece de 8h30 às 17h30, no Auditório do Núcleo Regional de Educação, em Serrinha. Os interessados em participar devem realizar a inscrição pelo e-mail bahia.criativa@cultura.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3319-0033.

A formação é destinada a artistas, produtores e agentes culturais, gestores de projetos e empreendedores que atuam na cadeia produtiva da economia criativa e que desejam adquirir conhecimento sobre metodologias, ferramentas, técnicas e instrumentos para gerenciar seu negócio da área cultural.

A programação e a organização de conteúdo dessa formação se propõem a apresentar ferramentas que auxiliem na elaboração e no planejamento de um projeto criativo, proporcionando condições para que o participante desenvolva competências e adquira conhecimentos essenciais à captação de recursos de origem pública ou privada. O facilitador Luis Alencar também irá apresentar métodos e instrumentos necessários para a elaboração de relatórios financeiros e prestação de contas.

Para participar é necessário possuir no mínimo um ano de experiência em projetos culturais e/ou na área cultural. Atendendo aos pré-requisitos, a seleção dos participantes será por ordem de inscrição.

Sobre o facilitador

O facilitador Luis Alencar é bacharel em Turismo pela Fundação Visconde de Cairu com pós-graduação em Turismo Cultural e Mestrado em Gestão Cultural, ambos na Universidade de Barcelona. O profissional tem experiência em Consultoria na área de Cultura nos setores da Economia Criativa e da Cultura Digital no Sebrae, atuando no Qualicultura, Territórios Criativos e ministrando o Workshop de Inovação.

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura da Bahia (Secult)