Buscando aproximar e criar mecanismos de intercâmbio cultural entre a capital baiana e outras cidades importantes do mundo, começa neste sábado (21), às 16h30, na Galeria do Jardim, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador, o Perto de Lá – Close to there: Conexão Salvador-Chicago

Na sua primeira edição, que se estende até o mês de dezembro, o projeto envolve a participação de diversos artistas locais, norte-americanos e de outros países, a exemplo da Holanda. No sábado, além da abertura da exposição na Galeria do Jardim, músicos brasileiros e estrangeiros farão experimentações sonoras nas dependências do MAB.

O evento é uma realização do Projeto Ativa, sob a coordenação dos artistas plásticos Joãozito, Lanussi Pasquali e Jordan Martins, e do Museu de Arte da Bahia. O MAB, sob direção do fotógrafo Pedro Arcanjo, vem desenvolvendo novas estratégias para se tornar ponto de convergência de variadas atividades culturais, contando, inclusive, com o apoio da Secretaria de Cultura do governo da Bahia (Secult) e do Instituto de Patrimônio Artístico e Histórico (Ipac).

Por conta das afinidades com Salvador, principalmente no que se refere à sua pujança cultural, em um primeiro momento, o evento vai apresentar aos baianos alguns exponentes do universo cultural de Chicago ligados à música, às artes plásticas, ao audiovisual e à culinária, entre outros. Depois, a previsão é que artistas locais façam o caminho inverso e mostrem, nos Estados Unidos, o que a Bahia tem.

Entre os convidados estrangeiros, destacam-se nomes de peso como o baterista Frank Rosaly, a multi artista Ibelisse Guardia Ferragutti, a curadora e acadêmica Christy LeMaster, a cantora e compositora Angela James, o curador e artista visual Jordan Martins. Todos farão apresentações e trocarão experiências com o público e os artistas baianos na Galeria do Jardim e em diversos espaços do MAB.

A lista de artistas baianos de diversas vertentes é grande: Laís Guedes, Talitha Andrade, Aline Brune, Willyams Martins, Thullio Guzman, Caetano Britto, Leandro Estevam, Mayra Lins, Gilberto Monte, Tuzé de Abreu, Orlando Pinho, Washington Drummond, Laura Campos e Joãozito, entre outros.

O evento

Idealizado pelos artistas visuais Joãozito, Lanussi Pasquali e Jordan Martins, o Perto de lá – Close to there: Conexão Salvador-Chicago tem como intuito fortalecer e internacionalizar o sistema de artes na Bahia, criando uma rede com artistas, produtores, pensadores, instituições, museus, galerias, consumidores de arte e cultura voltada para o cosmopolitismo.

A proposta é incrementar a criação de espaços com potencial para novas dinâmicas em áreas públicas da cidade, por via de uma gestão ágil e com uma programação diversificada de atividades artísticas e culturais, principalmente ligadas às artes visuais e manifestações urbanas.

Com atividades abertas ao público e gratuitas, o projeto vai aproximar artistas e apreciadores de diferentes formas artísticas da produção experimental da Bahia e de outros lugares. Para tanto, acontecerão exposições, debates, experimentos sonoros e musicais, leituras, cozinha relacional e performances ao longo de meses, inclusive com apresentações e debates online com estrangeiros, como vai acontecer com os artistas de Chicago.

Durante o mês do evento, o MAB terá uma iluminação diferenciada à noite, assim como os grandes espaços internos nos quais vão acontecer diversas atividades, desde shows a performances.