A Orquestra Reggae de Cachoeira (ORC) se apresenta no Cine Theatro Cachoeirano, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, neste sábado (7). O espaço, por sua acústica, vai possibilitar aos integrantes a experiência de se apresentar em equipamento cultural fechado. O show acontece às 19h, com entrada franca. 
A ORC, que desenvolve um trabalho em espaços abertos, mudou a rotina em janeiro deste ano, quando foi uma dos contempladas no Setorial de Música 2014 da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), via Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). A verba é destinada a explorar o potencial de crianças e jovens de Cachoeira. 
“No espaço público, o trabalho musical ganha com a participação popular, com a interação e receptividade espontânea diante do trabalho musical. Num espaço fechado, a proposta é mostrar o potencial de cada instrumento e a própria performance do artista, ao tentar superar seus limites. O som é mais incisivo aos ouvidos, mais próximo”, declara o maestro Flavio Santos. “A diferença é que a população estará num ambiente climatizado e com condições de ver mais de perto o trabalho da ORC”, revela Debora Bittencourt, produtora da Orquestra.
Escola musical 
O repertório musical foi realizado em conjunto com os membros da orquestra, que apresentarão o que há de melhor na música do Recôncavo. No repertório, não é somente o reggae que os jovens aprendem, como também jazz, blues, ska, rockstead e pop. “A Orquestra Reggae de Cachoeira hoje é uma escola musical que pretende expandir seu conhecimento a partir da teoria e da prática dos elementos culturais da cidade, promovendo um som vibrante que se torna atrativo a interação do público”, revela o maestro.
O projeto teve início em 2012, quando Flavio Santos uniu o conhecimento e experiências de ações em filarmônicas ao ensino da prática de conjunto e do domínio de instrumentos musicais. Os ensaios semanais ocorrem sempre no Espaço Cultural Hansen Bahia, às sextas, das 18h às 21h, e aos sábados, das 15h às 18h.

Fonte: Ascom/Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb)