Os Territórios do Norte e do Sul do estado vão receber a segunda edição do Seminário de Criação em Dança, realizado pela Fundação Cultural do Estado (Funceb), com objetivo de dar continuidade às ações ligadas à criação em dança e estabelecer mecanismos de diálogo com agentes atuantes no setor. A etapa Norte do evento gratuito acontece na cidade de Juazeiro, no sábado (7) e domingo (8), no Centro de Cultura João Gilberto.
O premiado bailarino, com carreira internacional, Dejalmir Melo e a performer e pesquisadora Isaura Tupiniquim são atrações dos encontros em Juazeiro, encabeçando mesas de debates e oficinas, que seguem o tema ‘Processos criativos em dança’. Os artistas convidados pela coordenação de Dança da Funceb falarão sobre seus processos criativos e cada um fará uma oficina de criação, com foco em estratégias de criação neste campo artístico. 
A mesa de debate será aberta ao público. Já a participação em cada oficina será validada por meio de análise curricular dos interessados, que devem se inscrever clicando aqui. A lista com a seleção dos inscritos será divulgada no site da Funceb. Será permitida a participação de até 30 pessoas em cada oficina, cuja carga horária é de quatro horas. Os participantes das oficinas receberão certificado. 
Territorialização da cultura
A Funceb é uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). A segunda edição do Seminário de Criação em Dança atende a uma das diretrizes da Secretaria, que trata do aprofundamento da territorialização da cultura, visando levar as políticas culturais por todo o território da Bahia. 
A segunda edição do evento tem apoio da Diretoria dos Espaços Culturais da Secult e propõe dar continuidade ao êxito obtido em 2014, quando foi realizada a primeira edição, dentro da programação da Oficina Nacional de Dança Contemporânea, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba). Mais informações podem ser obtidas por meio dos números (71) 3324-8514 e (71) 3324-8515 ou pelo e-mail coordenacaodanca@gmail.com. 

Programação
Sábado (7):
9h – Abertura do II Seminário de Criação em Dança
9h30 às 12h – Mesa de Debate
14h às 18h – Oficina de Criação em Dança com Isaura Tupiniquim

Domingo (8):
9h às 13h – Oficina de Criação em Dança com Dejalmir Melo
14h às 18h – Encontro de avaliação

Fonte: Ascom/Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb)