O município de Pintadas, que integra o Território de Identidade Bacia do Jacuípe, sedia o 1º Festival de Música Canto do Jacuípe, evento realizado pelo Consórcio Jacuípe em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), nos dias 12 e 13 de dezembro. O objetivo do evento é promover a produção musical de 16 municípios, buscando potencializar, desenvolver e difundir o ciclo produtivo e criativo da musicalidade na diversidade da região.
O festival reunirá compositores, intérpretes músicos, artistas, estudiosos da cultura, escritores e mestres populares da microrregião, por meio da promoção, fomento e valorização de suas criações e produções. Haverá a apresentação de músicas inéditas com uma roupagem popular para potencializar os movimentos artístico e culturais, além de promover o debate sobre valores e saberes da cultura popular e formação de público e viabilidades para a autossustentabilidade.

Para o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Secult, Sandro Magalhães, a iniciativa é resultado do esforço do órgão em realizar ações com consórcios públicos. “Um dos avanços para consolidar a política de territorialidade da cultura na Bahia é estruturar espaços de governança territorial. Hoje, trabalhamos para fortalecer os colegiados de desenvolvimento territorial, e, com essa primeira ação, buscamos sensibilizar e atrair consórcios públicos territoriais para pensar o desenvolvimento dos seus municípios e territórios por meio também da cultura”.

O Governo do Estado, segundo o superintendente, tem fomentado e incentivado a organização dos consórcios públicos, dentro das ações de planejamento. “A gestão compartilhada é uma alternativa para solucionar eventuais questões por meio de políticas e ações conjuntas. Essa iniciativa é estratégica e, no âmbito da Secult, tem o propósito de promover mais ações culturais no território. Estamos muitos satisfeitos em realizar junto com o consórcio uma ação cultural que envolverá 16 municípios”.

Território

Inserido no semiárido baiano, o Território Bacia do Jacuípe atualmente é constituído por 15 municípios – Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Mairí, Gavião, Pé de Serra, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Nova Fátima, Pintadas, Quixabeira, Capim Grosso e Riachão do Jacuípe. Foi reconhecido pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) como território de identidade, por sua identidade sociocultural e proximidade geográfica.

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)