Coletivos, grupos e demais profissionais da cadeira produtiva da dança já podem se inscrever para participar das oficinas gratuitas de Gestão da Inovação, Gestão da Criatividade e a de Marketing aplicado a empreendimentos criativos, que acontecem dias nos dias 27 e 28 de novembro e no dia 5 de dezembro, respectivamente, sempre de 8h30 às 17h30. As atividades acontecem no Forte do Barbalho onde está localizado o Escritório Bahia Criativa, fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia, gerido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Os interessados em participar devem realizar a inscrição prévia através do e-mail bahia.criativa@cultura.ba.gov.br ou do telefone (71) 3319-0033. As iniciativas são gratuitas e visam contribuir para o fortalecimento e sustentabilidade da atividade de dança no estado.

A oficina Gestão da Inovação propõe trabalhar o conceito de criatividade, as características dos empreendimentos criativos e o perfil do profissional criativo, além de ser feita uma análise crítica do Manual de Oslo e suas interações com o setor da economia criativa. Também será abordada a relação entre inovação e cultura, economia criativa, economia solidária e inovação social, a economia da experiência – análise e práticas -, e a economia colaborativa, como o crowndsourcing, crowndfunding, coworking, e outras pautas relevantes dentro do tema. A oficina terá como facilitador o consultor Luis Alencar.

A oficina Gestão da Criatividade, que terá como facilitadora Talita Costa, propõe trabalhar o conceito de gerenciamento proativo da criatividade nos empreendimentos, proporcionando embasamento teórico de criatividade dentro do conceito organizacional e focando em como os processos e decisões neste âmbito podem impactar os resultados esperados. Este é um tema que vem ganhando espaço nas rodas de discussões sobre a economia criativa, além de se mostrar uma ferramenta eficaz na garantia de sustentabilidade do negócio a longo prazo e na manutenção da qualidade do produto e/ou serviço.

Já a de Marketing aplicado a empreendimentos criativos, que será ministrada pela facilitadora Fernanda Félix, aborda o relacionamento com a dinâmica do mercado, em especial com os clientes, a partir do estudo do desenvolvimento e distribuição, precificação e comunicação de produtos e serviços criativos. A natureza diferenciada do empreendimento criativo voltado para a dança e a experiência na prática também serão abordadas. O objetivo da oficina é instrumentalizar os profissionais participantes para os desafios do gerenciamento estratégico de marketing para a conquista da sustentabilidade de seus negócios.

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura da Bahia (Secult)