O Escritório Bahia Criativa Criativa, administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), inscreve para formação em Projetos Criativos e Sustentáveis – Elaboração de Projetos Culturais, Captação de Recursos e Prestação de Contas, no município de Santa Maria da Vitória, no Território Bacia do Rio Corrente.

A atividade acontece no período de 2 a 4 de dezembro próximo e é destinada a artistas, produtores e agentes culturais, gestores de projetos e empreendedores atuantes na cadeia produtiva da economia criativa e que desejam adquirir conhecimentos sobre metodologias, ferramentas, técnicas e instrumentos para gerenciar seu projeto da área cultural.

Para participar é necessário possuir, no mínimo, um ano de experiência em projetos culturais ou na área cultural. Atendendo aos pré-requisitos, a seleção dos participantes será por ordem de inscrição, que deve feita pelo email bahia.criativa@cultura.ba.gov.br ou telefone (71) 3319-0033.

A programação e a organização de conteúdo da formação se propõem a apresentar ferramentas que auxiliem na elaboração e no planejamento de um projeto criativo, proporcionando condições para o participante desenvolver competências e adquirir conhecimentos essenciais à captação de recursos de origem pública ou privada. O facilitador será Paulo Esdras, responsável por apresentar métodos e instrumentos necessários para a elaboração de relatórios financeiros e prestação de contas.

Formado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Salvador e em Gestão Cultural pelo Ministério da Cultura e Sesc-SP., Esdras já trabalhou como Representante Territorial de Cultura do Estado no Sertão Produtivo e como instrutor de Elaboração de Projetos Culturais, Captação de Recursos e Prestação de Contas para a Secult e o Escritório Bahia Criativa. Também atua como produtor cultural, publicitário, editor chefe do Portal Brumado e como voluntário no terceiro setor há nove anos como coordenador do Movimento Cultural Abracadabra.

Suporte

O Bahia Criativa é um escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos. Resultado de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia, o equipamento tem o objetivo de proporcionar qualificação ligada à gestão e sustentabilidade econômica de atividades criativas. Localizado no Forte do Barbalho, em Salvador, oferece atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos, por meio de consultorias, assessoria técnica e capacitação profissional – sempre com foco na qualificação da gestão de projetos e negócios criativos.

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do estado (Secult)