
O evento também aconteceu no último final de semana e terá uma próxima edição no dia 5 de dezembro, no mesmo horário. O MAB é um dos museus estaduais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). O Ipac está responsável ainda pelo o Passeio Público, no Campo Grande, Palacete das Artes, na Graça, e o Museu de Arte Moderna (MAM), onde acontece o projeto ‘Jam no MAM’, dentre outros espaços públicos.
De acordo com o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira, novas atividades artístico-culturais que ocupem espaços, antes sem uso, são fundamentais. “A população baiana e artistas demandam novos locais para projetos gratuitos como esses”, ressaltou.
Segundo a curadora do evento, Lanussi Pasquali, o projeto consiste na interação de artistas de Salvador com outros de lugares distantes, que passam pela cidade e aproveitam o momento para fazer essas trocas culturais e artísticas. “A iniciativa é importante por ser colaborativa e por estimular as pessoas a buscarem alternativas; ocupar espaços públicos”.
Dinamização
“Além dos eventos no Passeio Público, Palacete, MAM e Solar Ferrão, precisávamos ativar prédios subutilizados, como no MAB”, relata João Carlos. Para ele, espaços públicos e museus necessitam de maior dinamismo e diálogo com parcerias público-privadas, inserção de projetos contemporâneos e redes colaborativas com experiências museológicas bem-sucedidas. “O objetivo é ativar esses equipamentos e buscar apropriação desses espaços pela população”.
O museu
Fundado em 1918, o MAB é o primeiro museu do estado. No prédio principal acontecem exposições temporárias e está parte do acervo com mobiliário, porcelanas, objetos de arte e pinturas da Escola Baiana. Destacam-se porcelanas orientais e europeias, prataria, ourivesaria, cristais, esculturas religiosas, numismática, desenhos, gravuras, fotografias, cartas e joias, além de pinturas dos séculos XVIII, XIX e XX. A entrada é gratuita, de terça-feira à sexta-feira, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.