A cerimônia de entrega de certificados do curso de qualificação da Ronda Maria da Penha (RMP) foi realizada na tarde de terça-feira (4), no auditório do Quartel do Comando Geral da Política Militar, no Largo dos Aflitos, em Salvador. Durante o evento, a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, ressaltou a importância do curso por tratar da estruturação da rede de atenção à mulher vítima de violência. 
A secretária destacou também a necessidade de continuação destes trabalhos para avançar no empoderamento e no fortalecimento da voz das mulheres. Houve a entrega simbólica de certificados para alunos participantes das três primeiras turmas, realizadas em 2015, que totalizaram cerca de 60 profissionais qualificados. 
A principal finalidade da qualificação é aprimorar o trabalho realizado pelos policiais, discutindo a problemática social determinante da violência contra as mulheres, para que eles se apropriem de conteúdos e de uma prática que permita contribuir com a redução da violência de gênero. O curso é resultado de uma proposta do Comitê de Governança da Ronda Maria da Penha e coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA).