Com entusiasmo e a promessa de colaboração, os moradores de Iraquara, município situado no centro norte da Bahia, receberam nesta quarta-feira (11) a primeira edição do programa ‘Amigos da Água’, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). O titular da pasta, Cássio Peixoto, disse que a ação será mais um grande pilar em prol da universalização da água no estado.

“Não basta apenas investir e entregar obras. [Precisamos] ter a população como nossa parceira, de forma que a utilização correta dos equipamentos e a adoção de hábitos voltados à manutenção preventiva, resultem na sustentabilidade dos sistemas de abastecimentos entregues. A receptividade desses moradores só confirma que teremos ainda mais resultados positivos neste sentido”, afirmou o secretário.

Ele reforçou informou que, no próximo dia 18, técnicos da SIHS desembarcam em Jacobina. “Muitas outras cidades [também] serão visitadas e os moradores orientados sobre o uso racional da água, de [maneira] que contribuam para o desenvolvimento da consciência crítica, em relação às condições sanitárias e ambientais, e possamos formar mais e mais cidadãos e lideranças nesse processo”.

Em todas as ações vão ser realizados o mapeamento e o cadastramento dos beneficiários para a ampliação do banco de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) relativo aos beneficiários contemplados pelas obras em implantação ou implantadas.

Fonte: Ascom/Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS)