Começa nesta sábado (28), a 28ª edição da Feira Internacional da Agropecuária da Bahia (Fenagro), que vai prosseguir até 6 de dezembro, sempre das 8h às 22h, no Parque de Exposições de Salvador. A abertura oficial do evento ocorre no domingo (29), às 15h, com a presença de autoridades e representantes de todos os segmentos da agropecuária baiana.

Casa sustentável de Papai Noel e a chegada do ‘bom velhinho’ num carro de boi são atrações deste fim de semana para o público infantil, além de parques, feira de pequenos animais, passeios de pôneis e festival gastronômico.

Maior evento agropecuário do Norte/Nordeste e uma das cinco maiores do País, a Fenagro é uma realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba).

O evento é promovido em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), que apresentará as novidades de 19 cadeias produtivas, além dos serviços do Centro Tecnológico da Agropecuária, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que organiza a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes) na Fenagro.

A feira tem ainda o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil (BB) e Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). A expectativa é que o evento movimente R$ 100 milhões em negócios, atraindo público superior a 100 mil pessoas.

“Um dos objetivos da Fenagro é aproximar a cidade do campo e demonstrar a importância da agropecuária da Bahia, no fomento da economia do País, além de colocar o produtor em contato direto com instituições e empresas vinculadas ao negócio rural. É um espaço que fomenta, cada vez mais, a produção agropecuária na Bahia”, ressalta o superintendente de Política do Agronegócio da Seagri, Guilherme Bonfim.

Fazem parte da programação atrações culturais, festival gastronômico, espaço kids, salão internacional, feira da agricultura familiar, painéis e debates sobre o uso racional dos recursos hídricos, feira de adoção de pequenos animais, torneio leiteiro, provas desportivas, curso de formação e capacitação, entre outras.

Atividades para crianças e adolescentes

Mais de 20 mil alunos de escolas particulares e públicas municipais e estaduais de Salvador terão a oportunidade de vivenciar a realidade do campo na Fenagro 2015, por meio do contato com a vida rural de forma lúdica e socioeducativa.

Crianças e adolescentes serão envolvidos em atividades que objetivam despertar a conscientização ambiental, valorizando a importância da adoção de práticas sustentáveis no dia a dia, com abordagem de assuntos como preservação dos recursos hídricos e minimização do uso dos agrotóxicos.

A equoterapia (terapia com cavalos), usada como método de reabilitação, e o conhecimento sobre as 19 cadeias produtivas principais da Bahia também fazem parte das atividades voltadas para os estudantes, com orientação dos monitores durante a visitação. Estão programadas ainda apresentações culturais das escolas, a exemplo do Centro Educacional Soane, localizado em Vida Nova, no município de Lauro de Freitas, no dia 3 de dezembro, ao som do rock dos anos 60.

Feira da Agricultura Familiar

Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), a VI Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes) é mais uma das atrações da Fenagro.

Cerveja de umbu, linguiça de tilápia, licuri caramelizado, doces e geléias, defumados, mel, chocolate, cachaça artesanal, mariscos, artesanato e moda são algumas iguarias e utensílios, produzidos pela agricultura familiar baiana, que serão comercializados em 150 estandes de cooperativas e associações de produtores rurais da Bahia.

Servidores públicos estaduais com crachá ou contracheque, acompanhado por documento de identificação, e crianças até 12 anos não pagam entrada na Fenagro.

Fonte: Ascom/Secretaria da Agricultura (Seagri)