Considerada a maior feira agropecuária do Norte/Nordeste e uma das cinco maiores do Brasil, a Feira da Agropecuária da Bahia (Fenagro) será realizada no Parque de Exposições de Salvador, de 28 de novembro a 6 de dezembro. O lançamento foi realizado nesta terça-feira (24) durante almoço com a imprensa, no Rio Vermelho. Na programação, além dos tradicionais leilões e exposição de animais, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) irá apresentar cadeias produtivas, como algodão, borracha natural, cacau/chocolate, café, cana/etanol, carne, charuto, coco, sisal, dendê, flores, leite, entre outras.

O superintendente de políticas do agronegócio da Seagri, Guilherme Bonfim, informou que num momento de crise, investimentos em agronegócio estão entre os que proporcionam retorno financeiro mais rápido. "Este ano haverá um aumento expressivo no número de equinos durante a feira". Além do Festival Gastronônico e das atividades comemorativas aos 120 anos de história da Seagri, o Salão Internacional Fenagro promete promover negócios e estimular a cooperação entre empresários exportadores e importadores.

Durante a Fenagro, haverá ainda a 5ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes). Com 150 estandes de cooperativas e associações, praça de alimentação, praça de comunidades e povos tradicionais, espaço de produtos orgânicos e espaço cultural, a Febafes é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e pelaa União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

O titular da SDR, Jerônimo Rodrigues explicou que a intenção da Febafes, que já está na sexta edição, é promover, divulgar e comercializar diversos produtos da agricultura familiar, com destaque para a cerveja de umbu, linguiça de tilápia, licuri caramelizada, entre outros. "Ano passado eram 75 estandes. Dobramos o número de estandes este ano porque teremos mais produtos [para apresentar]. Teremos também o chocolate consolidado na Mata Atlântica. Produtos de origem animal e vegetal".

A Fenagro é uma realização da Central de Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba). A programação completa pode ser acessada no site da Seagri.

A expectativa dos organizadores é que sejam movimentados aproximadamente R$ 100 milhões em negócios e atraídos 100 mil visitantes. "Temos mudado um pouco o perfil das exposições que temos feito na Bahia. Temos feito um evento voltado para o público de Salvador. Quem chegar na Fenagro, não vai ver somente animais. Teremos parque infantil, arena off road, Casa do Papai Noel, as cadeias produtivas, artesanato, enfim, muitas atrações para a família", disse o presidente da Accoba, Almir Lins.

O superintendente do Sebrae Bahia, Advhan Furtado, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, empresários e patrocinadores também participaram do lançamento.

Fenagro

A 28º edição da feira vai acontecer de 28 de novembro a 6 de dezembro, das 8h às 22h, no Parque de Exposições de Salvador. Os ingressos custam R$ 5. Crianças até 12 anos não pagam. Funcionários públicos têm gratuidade mediante comprovação. Mais informações pelo telefone (71) 3286-7314. 

Repórter: Jhonatã Gabriel