No programa Multicultura, ao meio dia e ao vivo e no TVE Revista, às 12h18, que vão ao ar nesta sexta-feira (9), o XIII Festival de Música da 107.5 Educadora FM anuncia os 14 finalistas deste ano. Dos 300 inscritos, 50 foram selecionados e durante três meses ficaram disponíveis para votação pelo portal do Instituto de Radiodifusão da Bahia (Portal Irdeb). Os escolhidos receberão a premiação em dinheiro de acordo com sua categoria.

O concurso que premia obras musicais inéditas na Bahia é dividido em seis categorias. Para as categorias Melhor Música com Letra e Melhor Música Instrumental o prêmio é de R$ 12 mil. Melhor Intérprete Vocal (cantor(a) ou grupo vocal), Melhor Intérprete Instrumental, Melhor Arranjo e Música Mais Votada pelo Ouvinte, R$ 6 mil.

Para a coordenadora da Educadora FM, Daniela Souza, com o festival “a rádio Educadora FM busca trazer os artistas que produzem conteúdo de qualidades para o conhecimento do público, pois muitas vezes esses talentos não ganham espaço em outros veículos”.  O Festival de Música da Educadora FM foi criado em 2003, inspirado em um dos programas da Rádio Educadora, o ‘Outros Baianos’, que foi ao ar no mesmo ano, com o objetivo de incentivar e dar mais visibilidade a cantores e músicos da região. Ficou reconhecido principalmente por dar espaço a produção contemporânea de música na Bahia, além de lançar novos talentos no mercado musical.

Produzido pelo Irdeb, o Festival é o pioneiro entre as rádios do Brasil e serviu como referência para criação de outros festivais de música como o da Rádio Nacional do Rio de Janeiro e a Cultura de São Paulo. Para o coordenador do festival, Nilton Amorin, o concurso movimenta a produção musical na Bahia, põe no mercado músicos, compositores e intérpretes e também estúdios que contribuíram nas gravações das músicas. “A participação do Irdeb, de incentivar a produção cultural no estado, é de muito tempo e isso fortalece principalmente quando ocorre à parceria entre a Rádio e a TV, como aconteceu com nosso festival”.