O Governo do Estado, em parceria com os municípios de Vera Cruz e Itaparica, inicia, na próxima segunda-feira (28), o processo de Cadastramento Imobiliário da Ilha, parte do projeto que prevê o planejamento urbano de toda região. Também nesta etapa do trabalho, serão discutidas as proposições do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).

Os trabalhos de campo do Cadastro Imobiliário terão início na localidade de Gameleira, com previsão de encerramento em três meses. A população poderá ter acesso às informações referentes ao processo de cadastramento em escritórios locais, montados especificamente para atender o público. “Essa é uma etapa importante dos estudos urbanísticos da Ilha, porque amplia o processo de planejamento de toda região, que é o objetivo principal dos estudos em elaboração pela Sedur [Secretaria de Desenvolvimento Urbano]”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins.

O cadastro utilizará tecnologias de geoprocessamento e será disponibilizado para as prefeituras atualizarem seus sistemas atuais e melhorar o gerenciamento dos territórios dos municípios. O recrutamento e a capacitação dos cadastradores privilegiaram a mão-de-obra local e foi feito entre os moradores da Ilha.

Plano Urbano

Em julho, durante audiência pública com representantes da sociedade civil, entidades e representantes do Poder Público, foi apresentado o Plano Urbano Intermunicipal (PUI) da Ilha. O Plano é resultado dos estudos urbanísticos contratados pelo Sistema Viário do Oeste (SVO), instrumento de planejamento regional para a promoção da gestão compartilhada do território da Ilha de Itaparica.

Os estudos urbanísticos do projeto do SVO preveem os seguintes produtos: o PUI, os Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano (PDDU) dos municípios de Vera Cruz e Itaparica, diretrizes de desenvolvimento urbano para os dez municípios mais afetados pelo projeto, Estudo de Impacto Urbano em Salvador, Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) nas cabeceiras da Ponte em Itaparica e Salvador, Subsídios ao EIA-RIMA da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, Planos Urbanísticos (PLUR), Propostas de ajustes para o Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador (CAS) e o Cadastro Imobiliário dos municípios da Ilha de Itaparica.