O ouvidor geral do Estado, Yulo Oiticica, recebeu nesta terça-feira (9) o vereador Cristiano Senna de Santo Antônio de Jesus que apresentou uma solicitação conjunta de diversas comunidades produtoras de laranjas de Santo Antônio de Jesus. A demanda pede uma intervenção do governo estadual no combate à praga Fumagina que tem afetado as plantações das comunidades Alto do Morro, Rio da Dona, São Bartolomeu, Rio das Pedras, Camaçari, Rio Dantas, Pindoba e KM 14 e 17. 

O representante das localidades informou que a doença provocada por fungos tem diminuindo a produção da fruta no município, afetando diretamente a renda das famílias. "O cultivo e a venda de laranjas é a principal atividade lucrativa destas comunidades. Com a praga, a produção e as vendas diminuíram, prejudicando dezenas de pessoas que dependem desta renda", explicou Cristiano.

Entre os encaminhamentos feitos pela Ouvidoria Geral do Estado está a apresentação da demanda junto à Secretaria Estadual de Agricultura e a solicitação do acompanhamento dos produtores por uma equipe especializada da secretaria. "É de extrema importância esta ação do governo estadual no combate a essa praga, pois possibilitaremos a continuidade da principal atividade geradora de renda dessas comunidades e famílias", disse Yulo.