Uma reunião com os dirigentes de clubes náuticos e marinas de Salvador será realizada pela Bahiatursa nesta quinta-feira (28), em sua sede, no Centro de Convenções da Bahia, com o objetivo de elaborar um plano de ação voltado ao desenvolvimento do turismo na Baía de Todos-os-Santos. A iniciativa tem foco na realidade, perspectivas e carências da localidade, seguindo o princípio de gestão participativa, com os mais diversos setores apresentando contribuições, recomendações e identificando os pontos fortes e as limitações do segmento.

Segundo o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, o plano tem o objetivo de promover a captação de eventos do turismo náutico nacionais e internacionais e também a divulgação dos destinos turísticos nas ilhas e no entorno da Baía de Todos-os-Santos. Entre as ações pensadas está o incentivo ao esporte náutico nas suas diversas modalidades, a exemplo de vela de oceano, surfe, windsurfe, stand up paddle, remo, canoa havaiana e saveiros. Questões relacionadas à infraestrutura, que possibilitem as ações desenvolvidas pelo segmento, serão discutidas no encontro, como informa o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Celso Coelho.

A intenção, segundo ele, é valorizar os eventos do esporte, a exemplo das regatas Aratu-Maragogipe, da Primavera, Aratu-Salinas, João das Botas, Marcílio Dias e 24 Horas, além do Campeonato Baiano de Vela e a Travessia Mar Grande-Salvador. O coordenador de turismo náutico da Bahiatursa, Éverton Fróes afirma que são eventos considerados ícones do esporte náutico baiano que precisam ser valorizados.

Confirmaram presença na reunião o Yacht Clube da Bahia, o Aratu Yacht Clube, Ocema Yacht Club, Saveiro Clube da Bahia, Píer Salvador, Clube Angra dos Veleiros, Marina e Estaleiro Aratu e Socicam- Náutica e Turismo. Também devem participar a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-BA), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), a Câmara de Turismo da Baía de Todos-os-Santos e o Conselho de Turismo, entre outras entidades.