A Caravana do Detran, agora em sintonia com o movimento ‘Maio Amarelo’, que tenta conscientizar o mundo para a redução do número de acidentes de trânsito, chegou ao município de Feira de Santana, no centro norte da Bahia, nesta segunda-feira (11). Cortada por estradas importantes, que registram diariamente número significativo de acidentes, a cidade é o segundo maior entroncamento rodoviário do Brasil.
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) realizou ações educativas e de fiscalização nas quais condutores e pedestres foram convidados a aderir ao movimento. Na Avenida Maria Quitéria, no bairro Queimadinho, o mototaxista Leonardo Gabriel Cardoso recebeu material educativo do ‘Maio Amarelo’, mas teve a moto aprendida na blitz. O veículo estava com o licenciamento atrasado e tinha um suporte para transporte de garrafões de água mineral fora do padrão estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
“A instalação irregular poderia provocar um grave acidente. Se uma garrafa dessas cair pode causar danos sérios às pessoas que estejam em volta. Por isso o veículo foi apreendido e o condutor notificado por cometer infração grave", explicou o coordenador da operação, Rômulo Rodrigues. "Infelizmente não tinha conhecimento dos riscos de dirigir a moto com este suporte, mas após o alerta do Detran vou ficar mais atento", disse Leonardo. Durante a blitz, 42 veículos foram notificados e 21 apreendidos, a maioria motocicletas ‘cinquentinhas’. A Caravana do Detran permanece em Feira de Santana até sexta (15).