Um grupo de técnicos do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) realizou nesta quinta-feira (21) uma visita técnica ao Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais, com o objetivo de troca de informações e experiências, a partir de situações comuns aos dois planos de saúde.

O Iasep possui 256 mil beneficiários e vem buscando otimizar a assistência aos seus usuários, com base em processos de renovação aplicados por outros planos de saúde. O modelo gerencial do Planserv foi uma das áreas que chamou a atenção da equipe. "Fizemos uma pesquisa que mostrou que a Bahia, com o Planserv, e Goiás, com o Ipasgo, são planos assistenciais com bons índices de satisfação de seus usuários", explicou o procurador autárquico do Iasep, Olavo Câmara. A equipe foi composta também pela coordenadora de Economia em Saúde, Socorro Vale, a médica auditora Franciene Souza e coordenadora de Comunicação, Ettiene Moraes.

Para a coordenadora-geral do Planserv, Cristina Teixeira, intercâmbios desta natureza são muito produtivos. "É uma forma de avaliarmos em que áreas podemos absorver a expertise de outros planos, ao mesmo tempo em que também passamos a experiência positiva do Planserv para que beneficie outras gestões". O Planserv tem atualmente cerca de 500 mil beneficiários.

De acordo com os técnicos paraenses, é objetivo da gestão do Iasep unir os planos de assistência aos servidores públicos de todos os estados para trocar informações sobre problemas comuns à autogestão, como a judicialização da saúde e aquisição de matérias de órtese e prótese, entre outras melhorias para a assistência ao servidor.