A Secretaria de Cultura do Estado (Secult) divulgou nota lamentando o falecimento da historiadora e presidência do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Consuelo Pondé de Sena, nesta quinta-feira (14), no Hospital Português, em Salvador, e transmitindo “profundo pesar pelo acontecido aos familiares e amigos”.

De acordo com a nota, Consuelo “teve papel importante para o fortalecimento das manifestações culturais e históricas baianas”. Formada em Geografia e História, foi orientada pelo historiador José Wanderley de Araújo Pinho, mestre de História do Brasil e da Bahia, e concluiu o mestrado de Ciências Sociais, em 1977, orientada pelo Professor José Calasans, de quem fora discípula desde o curso secundário.

Entre os cargos administrativos ocupados, foi chefe do Departamento de Antropologia e Etnologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), diretora do Centro de Estudos Baianos da Ufba, diretora da Associação Baiana de Imprensa (ABI), membro da diretoria do IGHB, exercendo, na ocasião, a função de oradora, diretora do Arquivo Público do Estado da Bahia, e presidenta do IGHB, empossada em 1996, e reeleita em 1998, 2000 e 2003.

Além disso, a historiadora integrou a Comissão Estadual das Comemorações dos 150 anos de nascimento de Castro Alves, a Comissão Estadual Comemorativa da Revolução dos Alfaiates, entre outras. Também foi sócia correspondente dos Institutos Históricos de Minas Gerais, Santa Catarina, Tiradentes, Rio de Janeiro, Brasileiro, Paraíba, Sergipe, Teresópolis (MG) e Pernambuco.

Ela publicou os livros ‘Portugueses e Africanos em Inhambupe 1750’, ‘Introdução ao Estudo de uma Comunidade do Agreste Baiano: Itapicuru’, ‘A Imprensa Revolucionária na Independência’, ‘Os Dantas de Itapicuru’, além das crônicas ‘Cortes no Tempo’ e ‘A Hidranja Azul e o Cravo Vermelho’.

Consuelo nasceu em Salvador, no dia 19 de janeiro de 1934, filha do médico Edístio Pondé e de Maria Carolina Montanha Pondé. Casou-se com o neurologista Plínio Garcez de Sena e teve quatro filhos.