O Diário Oficial do Estado publicou, na edição desta sexta-feira (8), a resolução da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) que aprova um reajuste de 9,04% das tarifas do Sistema Ferry Boat, que não sofriam aumento há seis anos. Os novos valores passam a ser praticados a partir da próxima segunda-feira (11).

Este tipo de reajuste, que deveria ocorrer anualmente, é previamente estabelecido no contrato de concessão, com uso do Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM) como fator para calcular o percentual, mas os valores permaneceram congelados por anos, ao invés de sofrerem os devidos reajustes anuais.

Os preços estabelecidos pelo último reajuste – ocorrido em 2009 – já não correspondiam à realidade atual de todo o Sistema Ferry-Boat.

Confira, abaixo, os valores das novas tarifas do Sistema Ferry-Boat:

Novas tarifas do sistema ferry

Sistema de lanchas – O reajuste de 9,04% também será aplicado às tarifas do Serviço Público do Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros Salvador x Mar Grande e Salvador X Cairu (Morro de São Paulo).