A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA) entregou uma casa de farinha móvel ao município de Pau Brasil, no sul da Bahia, nesta quinta-feira (21). O equipamento beneficia diretamente 250 mulheres indígenas da Associação de Mulheres Indígenas Pataxó, localizada na Fazenda Boa Vista. A entrega e assinatura do termo de doação teve a participação da assessora técnica da SPM-BA, Arielma Galvão.
A cacique Ilza Pataxó ressaltou a importância do equipamento para a autonomia das mulheres indígenas da região. “Pensam que nós, mulheres, não podemos, mas nós podemos e estamos aqui para mostrar isso. É com muita luta que vamos conquistar mais autonomia para as mulheres”.  Já Arielma lembrou que a Casa de Farinha Móvel é mais um instrumento para a construção e fortalecimento das mulheres baianas.
Casa de Farinha 

Para atender às mulheres da Bahia, por meio de Emenda Parlamentar, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia firmou um convênio com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, com o objetivo de promover cidadania e autonomia econômica para as mulheres do estado.

Ao todo, serão beneficiadas 932 mulheres em situação de pobreza. Além de Pau Brasil, Boa Vista do Tupim e Teixeira de Freitas, que já receberam o equipamento, também serão contemplados os municípios de Sento Sé, Jacobina, Camaçari e Vitória da Conquista.