Os VI Jogos da Federação Nacional das Associações dos Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal (Fenacef) começaram nesta segunda-feira (4), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Salvador, com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Até a próxima sexta (8) vão ser disputadas 12 modalidades esportivas – dez na AABB e duas na Associação Desportiva e Cultural Coelba (Adelba).

Atletas com idade a partir de 50 anos (masculino) e 48 anos (feminino) participam da competição. “Este evento tem o nosso apoio, pois o mais importante é o estimulo ao esporte. Estão aqui, na Bahia, cerca de 1.500 pessoas, de todos os estados da Federação, mostrando união e força”, afirmou o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, que participou da solenidade de abertura. 

Integração 

A 6ª edição dos jogos terá disputas de futsal, futebol society, tênis de campo e mesa, vôlei de praia e quadra, natação, corrida de rua, e os tradicionais jogos de salão (dama, xadrez, truco, dominó, canastra e sinuca). Segundo o presidente da Associação dos Economiários Aposentados da Bahia (AeaBa) e anfitrião do evento, Ademilton Ferreira Lopes, “o principal objetivo desses jogos é integrar, cada vez mais, os colegas de todo o País, em uma corrente de amizade”.  
Antes da solenidade, atletas e coordenadores comemoravam nas arquibancadas do ginásio de esportes da AABB o reencontro com antigos colegas. Um dos criadores dos Jogos da Fenacef, o paulista José Félix de Oliveira, lembra que a competição surgiu após um jogo de futebol envolvendo ‘novos’ e ‘velhos’ companheiros da Caixa Econômica Federal. “A ideia nasceu em Curitiba e já passou pelas cidades de Brasília, Lindoia, São Luiz, Natal e agora Salvador”.