A solidariedade se tornou uma ação pedagógica para estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. Eles resolveram se unir com professores, funcionários e equipe gestora na campanha de arrecadação de donativos para as famílias da Avenida San Martin, atingidas pela chuva forte ocorrida na cidade na última semana. A campanha teve o apoio da comunidade da San Martin, onde a unidade está localizada, e da comunidade escolar dos colégios estaduais Bento Gonçalves e Dom Avelar.
A campanha foi divulgada pelos alunos nos bairros onde eles moram e por meio das redes sociais. Os donativos arrecadados foram entregues na igreja da Avenida San Martin, de onde serão distribuídos para as famílias. “Arrecadamos vestuário, alimentos, água, material de higiene pessoal e colchões. Essa comunidade tem o espírito de solidariedade muito forte, apesar de todas as mazelas. Quando precisa, um ajuda o outro. O que fazemos na escola é fomentar esse tipo de sentimento de solidariedade”, explica o diretor do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Ricardo Monteiro.
Os alunos tiveram uma motivação maior para realizar a campanha – a perda da estudante Joyce Bispo, que morava na comunidade do Barro Branco, na San Martin. “Ela era a melhor amiga da minha irmã. Como isso ocorreu com ela, poderia ter sido com uma pessoa mais próxima”, diz o aluno Luiz Henrique dos Reis, 18 anos. Para Michelle Souza, colega da vítima, ajudar as famílias é uma obrigação de todos e um exercício de cidadania. “Temos como obrigação ajudar tanto a família dela como outras pessoas que também perderam suas casas na tragédia”.