Com o apoio das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) acontece nesta segunda-feira (18), em Caldeirão Grande, município do centro norte baiano, a Expolicuri 2015, que vai apresentar resultados de pesquisas e ações desenvolvidas por meio do manejo do licuri, fruto típico da região do semiárido.

A exposição, com o tema ‘Me preservo preservando o Licuri’, ocorrerá na sede da Cooperativa de Colhedores e Beneficiadores de Licuri (Cooperlic-BA), que desenvolve ações de aprimoramento da extração e utilização do fruto até a aplicação de tecnologias sociais fortalecendo a cadeia produtiva do licuri. Na ocasião, o público poderá acompanhar a mostra de derivados do fruto base – artesanato, doces, licores, conservas, barras de cereais, entre outros alimentos produzidos no local.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Manoel Mendonça, o evento é uma oportunidade de mostrar à população como a utilização da tecnologia pode ajudar no desenvolvimento social das famílias envolvidas. “Com as novas formas de produção e divulgação do trabalho realizado, fica evidenciado como essas famílias melhoram suas vidas. A tecnologia chega para agregar valor e ajudar no desenvolvimento social da região”. Este ano o evento tem o apoio também do Instituto Federal da Bahia (Ifba) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).