Técnicos e proprietários de imóveis rurais continuam participando do curso sobre o Cadastro Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), juntamente com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) . O objetivo da capacitação é promover a colaboração de agentes públicos para o funcionamento, que inclui o cadastramento dos imóveis rurais, colaborando para o fortalecimento e ampliação das ações do Cadastro Ambiental Rural.

O projeto, que é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e denominado  CAR/BNDES, vem favorecendo os proprietários ou posseiros de imóveis rurais, com até quatro módulos fiscais de 161 municípios baianos, através de ações de cadastramento e, indiretamente, todo o estado, por meio das ações de capacitação e aprimoramento de infraestrutura para colocação do sistema de cadastramento, que busca atingir 136 mil posses rurais cadastradas.

Já participaram do curso aproximadamente 450 pessoas – a capacitação já foi realizada nas cidades de Itabuna, Seabra, Barreiras, Santa Maria da Vitória, Eunápolis e Feira de Santana. Ainda no mês de maio o curso acontecem em Juazeiro e Senhor do Bonfim. Em junho é a vez de Vitória da Conquista. Com os temas ‘Política Institucional’, ‘Legislação do Código Florestal’ e ‘Regularização Florestal’, além de noções de geoprocessamento específico do Cefir, o curso é realizado em dois dias, totalizando 16 horas de atividades, com a presença de técnicos do Inema, Sema e das unidades regionais.

Formação

A capacitação integra o Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar), que tem por finalidade desenvolver e aprofundar as competências de agentes públicos, com atuação na área ambiental e que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) e o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Segreh). Para participar, os interessados deverão fazer o cadastro e a inscrição no endereço eletrônico. O participante deverá ser agente público – gestor, técnico, especialista, analista –, preferencialmente efetivo.