A Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri) assinou convênio na última sexta-feira (5) com a Associação Bahiana de Equoterapia (Abae) e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos de Passeio e Esporte (ABCCPE), para que as instalações do Parque de Exposições de Salvador sejam utilizadas diariamente no atendimento gratuito de equoterapia para crianças e adolescentes da capital baiana. A equoterapia é um recurso terapêutico direcionado ao desenvolvimento biopsicossocial para pessoas com deficiência ou com necessidades especiais, trata-se de um tratamento complementar na recuperação e reeducação motora e mental.

Para o secretario da Agricultura da Bahia, Jairo Carneiro, “a assinatura deste convênio é uma demonstração de que o Governo do Estado, por meio da Seagri, cumpre seu papel social, possibilitando a reabilitação e a inclusão social de crianças com dificuldades motoras ou com necessidades especiais, através da infraestrutura e a logística do Parque de Exposições, para o tratamento com a equoterapia”.

De acordo com o presidente da (ABCCPE), Bruno Machado, o convênio vai possibilitar o aumento do atendimento para crianças e adolescentes com dificuldades motoras e psíquicas, além de promover a inclusão social. “Estamos conseguindo aumentar a nossa meta de atendimento de 130 crianças, em 2012, para quase 500 que já estão sendo atendidas este ano na associação”, declarou Machado.

Na oportunidade, a presidente da Associação Bahiana de Equoterapia (Abae), Maria Cristina Guimarães, disse que “além de utilizar as instalações do Parque de Exposições de Salvador, o desafio é expandir a prestação deste serviço para toda a população do interior do estado, utilizando os parques de exposições dos municípios”. Cristina explica, ainda, que esta ação é necessária para atender a demanda do interior, evitando o deslocamento das crianças com deficiência para a capital.

Inscrições

Para o atendimento, estão sendo disponibilizados profissionais das áreas de saúde, educação e equitação. As inscrições, que começaram nesse final de semana, durante a Fenagro, permanecem abertas na sede ABCCPE, que fica localizada no Parque de Exposições de Salvador. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 3286-5700.