A simulação utilizou carcaça de um avião e veículo terrestre, além de bonecos e de atores que interpretaram vítimas sobreviventes de acidente aéreo. A atividade foi assistida pelos participantes do curso, parte deles interagindo na ação de combate ao fogo e resgate de sobreviventes.
Atuaram na simulação agentes do Corpo de Bombeiros, que combateram as chamas e prestaram os primeiros socorros, Samu, Exército, que utilizou helicóptero, e Polícia Militar. No sábado será realizado treinamento de perícia local, identificação, recolhimento e acondicionamento de corpos de vítimas.
Primeiro passo
Para o tenente-coronel Antonio Julio Nascimento Filho, do Corpo de Bombeiros, o curso é o primeiro passo para a interação entre as agências que atuam em situações de desastres, sejam aéreos ou terrestres. Nascimento salientou que os agentes terão a oportunidade de se conhecer e atuar em equipe em outros eventos que serão realizados.
Organizador do evento, o professor Jeidson Marques, do Departamento de Saúde da Uefs, afirmou que a integração de agências foi fortalecida com o curso. Os governos Federal, Estadual e Municipal, conforme ressaltou, “demonstram interesse em dar prosseguimento a este primeiro passo realizado na universidade”.
Participaram agentes de entidades como Exército, Marinha, Aeronáutica, polícias Federal, Militar, Civil e Técnica, Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Municipal, Defesa Civil, Resgate e especialistas em áreas como Odontologia.