Retratando a multiplicidade da mulher brasileira, seu cotidiano e seus diversos papéis e funções sociais nos dias atuais, o espetáculo Marieta, da ExperimentandoNUS Cia. de Dança, volta a cartaz em Salvador. A montagem realiza três apresentações gratuitas em diferentes locais da cidade, sempre às 16h.

Neste sábado (10) será no Colégio D. Leonor Calmon, localizado na Fazenda Grande 2; no domingo (11), na Praça do Campo Grande; e na segunda-feira (12), na Praça Newton Rique, em frente ao Shopping Iguatemi.

O espetáculo é o primeiro que a companhia desenvolve dentro do projeto Manutentandonus, apoiado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), através do Edital Setorial de Dança, financiado pelo Fundo de Cultura (FCBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

A proposta prevê a manutenção de temporadas dos espetáculos do grupo em diversos teatros, centros, escolas e praças de Salvador, incentivando a produção de dança. De acordo com o coreógrafo Bruno de Jesus, a concepção tem objetivo de aproximar artista e público num diálogo direto. "A nossa intenção é difundir a dança como arte e instrumento de mobilização social, propondo uma reflexão sobre problemáticas cotidianas que são importantes na formação do cidadão e em sua relação com a cultura", afirma.

Reflexão

Em Marieta, os bailarinos dialogam por meio da dança contemporânea com dois fogões. Os
intérpretes exploram o gênero, as emoções, conquistas e a sensualidade para propor uma reflexão sobre o universo feminino.

A montagem é dirigida e coreografada por Bruno de Jesus e reúne sete bailarinos: Daiane Brito, Elis Paixão, Fred Lopes, Inah Irenam, Leilane Telles, Lukas de Jesus e Raina Santos. Tem iluminação de Anderson Rodrigo, designer gráfico de Alex França, fotografia de Aldren Lincoln, André Frutuôso, Safira Moreira e Edwin Carvalho, produção de Inan Irenam e Betânia Cesar, e conta com a colaboração de Helder Sant e Fabrício Rocha.

Mais dois espetáculos

Ao longo deste mês e também em junho, a ExperimentandoNUS Cia. de Dança oferece mais dois espetáculos. Quem te Pariu?, de 20 a 23 de maio, às 15h, no Cine-Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas), com ingressos a preço populares: R$ 2 e R$ 1; e Sala do Couro, que será encenado gratuitamente em feiras da capital baiana.

No dia 28 de maio, estará nas Sete Portas, às 11h; no dia 29, na Feira de São Joaquim, às 10h; em 10 de junho, na feira do Dois de Julho, às 12h; e, encerrando a temporada, no dia 12 de junho, na Feira do Jardim Cruzeiro, às 12h.

Criada em 2008, a ExperimentandoNUS Cia. de Dança tem em seu currículo coreografias que abordam o corpo e as inquietações do cotidiano, num contexto político e sociocultural. Os trabalhos resultam de pesquisas de movimentos, investigação coreográfica e relação estética com elementos cênicos, o que propõe uma estética peculiar nos espetáculos e produções em dança.