A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está realizando, nesta sexta-feira (11), no município de Serrinha, a sétima edição do Seminário Interterritorial da Educação Profissional, abrangendo os territórios de identidade do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão. O evento acontece até às 17h30 na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

O evento objetiva apresentar os avanços quantitativos e qualitativos alcançados com a implantação da educação profissional, como política pública de estado, em especial nos territórios de identidade envolvidos. Entre 2007 e 2013, esses territórios apresentaram crescimento de 587,9% no número de matrículas. Em 2007, eram 988 matriculados, quantidade que em 2013 passou para 6.797, em três cursos de qualificação profissional e 32 cursos técnicos de nível médio distribuídos em 15 municípios.

No seminário também estão sendo apontados os caminhos para a ampliação da Educação Profissional na Rede Estadual. No ano passado foram matriculados 69 mil estudantes em 123 municípios de todos os 27 territórios de identidade.

Participam do evento representantes da sociedade civil, associações, cooperativas, sindicatos de trabalhadores e patronais, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, além de representantes dos poderes públicos (governos federal, estadual e municipal), do Legislativo, Judiciário e representantes do setor educacional que atuam no ensino profissional.

A diretora do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (Cetep), em Serrinha, Danuzia Maria de Oliveira, destaca a importância do evento. “Esta é uma atividade para discutir meios de ampliação desta prática de forma efetiva, como política pública educacional, mas também para avaliar as ações desenvolvidas pelos centros de educação profissional, e possibilitar troca de experiências entre os atores presentes”.

O titular da Diretoria Regional de Educação de Serrinha (Direc 12), Jivaldo Oliveira, definiu o evento como estratégico para indicar novos caminhos da educação profissional no estado. “O seminário é uma iniciativa, que possibilitará discutir as demandas futuras desta política pública e, consequentemente, fortalecê-la para o benefício dos jovens e trabalhadores e para o desenvolvimento da Bahia”.