Realizado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias da Administração (Saeb) e Educação, este é o primeiro concurso público para a função já promovido em todo o país, atividade específica à etnia – o candidato deve ser indígena e, prioritariamente, pertencer à aldeia onde deverá exercer as atividades.
A oferta é de 390 vagas, distribuídas por Diretorias Regionais da Educação – Direc/município/aldeia/escola, com reserva de 5% a pessoas com deficiências físicas. Dezenove escolas de 19 aldeias, situadas entre os municípios de Ilhéus, Buerarema, Pau Brasil, Santa Cruz Cabrália, Prado, Rodelas, Abaré, Glória, Banzaê, Euclides da Cunha, Ibotirama e Muquém do São Francisco, serão atendidas pelos novos professores.
O cargo de Professor Indígena integra o Grupo Ocupacional Educação, Quadro do Magistério Público do Estado da Bahia. A ocupação tem subsídio de R$ 900 para o período de 20 horas semanais. O concurso é realizado pela Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos (Consultec).