A TVE Bahia HD está fazendo uma cobertura diferenciada do Carnaval de Salvador, que vai ao ar novamente a partir das 12h desta segunda-feira (3). De noite, a partir das 21h30, a transmissão será realizada ao vivo, de cima do trio elétrico de Carlinhos Brown. Por meio um micro-link com três câmeras de alta definição, a emissora está transmitindo o desfile de cima dos trios, da Barra à Ondina, no Circuito Dodô.

"A TVE cumpre muito bem seu papel de TV pública mostrando ao povo uma festa que é do povo", declarou o governador Jaques Wagner, que elogiou a iniciativa de transmitir o Carnaval em HD. "Mostra que a TV está se atualizando, utilizando as melhores tecnologias e com bons conteúdos". Para o secretário de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, "a TVE tem como marca o Carnaval da diversidade". Ele destacou a divulgação da cultura negra pela emissora, principalmente no ano de comemoração dos 40 anos dos blocos afro.

De cima do trio independente de Luiz Caldas, na sexta-feira (28), a TVE acompanhou a Banda Didá e os blocos Comanches do Pelô e Apaches do Tororó, que trouxeram como convidados índios das tribos Quiriri e Caimbé Massacará, do município baiano de Banzaê. 

O secretário da Casa Civil, Rui Costa, ratificou a importância dessa cobertura em dar visibilidade às manifestações culturais não comerciais existentes no Carnaval, "além de valorizar o trabalho de divulgação da cultura baiana e o papel da negritude na formação da cultura brasileira.

Falando sobre a transmissão da TVE Bahia, integrantes da banda Didá destacaram a importância da emissora na cobertura do carnaval. ”A TVE é a única emissora que dá oportunidade aos blocos afro. É importante também porque representa a cultura baiana”, contou a percussionista do grupo, Sandra Santos. 

Berço da cultura

A importância da transmissão do Carnaval foi reafirmada pelo presidente do bloco Comanches do Pelô, Jorginho Comancheiro. “O Carnaval de Salvador é o mais cultural que existe. Salvador é o berço da cultura. E a TVE é uma emissora sem preconceitos, e que a cada dia ajuda os blocos de matrizes africanas com a sua transmissão do Carnaval de Salvador”.

Pai da axé music, Luiz Caldas mesclou em seu repertório grandes músicas da sua carreira como ‘Fricote’, ‘Magia’ e ‘Ajayô’ e também músicas novas como ‘Tarrachinha’, canção gravada recentemente em parceria com a cantora Claudia Leitte. Arrastando uma multidão da Barra até Ondina, o músico falou sobre o desfile. “Essa apresentação de hoje mostra que a música não tem idade. Todo mundo pode brincar o carnaval”. 

Sobre a transmissão da TVE, Luiz Caldas parabenizou a emissora. “É muito legal que a TVE esteja aqui. É um dos veículos de comunicação que ainda cuidam da cultura”, comentou o músico.