O Especial TVE Bahia de sábado (15), às 15h, exibe a ‘Ópera Pagliacci’, do compositor italiano Ruggero Leoncavallo (1857-1919). Gravada no Teatro Castro Alves (TCA), o espetáculo da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e Associação Lírica da Bahia é inédito em Salvador.

Sob regência do maestro José Maurício Brandão, direção artística do mineiro Francisco Mayrink e direção de cena de Elisa Mendes, a ópera é a 11ª montagem da Associação Lírica da Bahia no TCA. Com duração de 80 minutos, ‘Pagliacci’ baseia-se num acontecimento real na Calábria (Itália), onde um crime passional ocorreu no ambiente de uma companhia de teatro mambembe.

A história reúne personagens do mundo das artes – o palhaço, a colombina e o arlequim -, num enredo que mistura humor, ciúme, paixão e tragédia, ambientado na aldeia de Montalto, entre 1865 e 1870, no dia de ‘Ferragosto’ (Festa da Assunção).

A montagem teve apoio cultural da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Teatro Castro Alves, e financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, do Governo do Estado, por meio das secretarias da Fazenda (Sefaz) e Cultura (Secult).

Toda a programação da TVE Bahia pode ser conferida no portal Irdeb.