O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) informa o cancelamento das Bancas Especiais no Pólo de Juazeiro, que seria realizada nos dias 15 e 16 de março; e no Pólo de Itabuna, que aconteceria nos dias 29 e 30 de março. Em breve será divulgada a data de reposição da banca, bem como a clínica onde serão realizadas as avaliações para portadores de necessidades especiais.

A Junta Médica obedece aos mesmos critérios da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para o atendimento é necessário estar com a carteira de identidade e relatórios atualizados dos médicos assistentes com a identificação da patologia (paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, hemiplegia, triplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membros, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida e outras patologias a critério médico). É importante lembrar que no relatório devem conter informações detalhadas da patologia.

A realização do atendimento em diferentes regiões do estado visa criar condições favoráveis para os indivíduos que tenham interesse em adquirir ou renovar a carteira nacional de habilitação e, assim, facilitar o atendimento da avaliação pericial do portador de deficiência física.

Com isso, evita seu deslocamento para a capital, considerando que o exame de aptidão física e mental do candidato portador de deficiência será realizado por junta médica especial, conforme Resolução N° 425/12 do Contran.