
O Qualifica Bahia e outros programas da Setre, como o Trilha e o Plano Territorial de Qualificação Profissional (Planteq), prioriza demandas indicadas por atores do mundo do trabalho local, a exemplo das comissões municipais de trabalho, iniciativa privada e prefeituras.
“Nosso objetivo é promover a realização de cursos que amplie cada vez mais em todo o estado a oferta de mão de obra qualificada. Com esses programas, queremos atingir o maior número possível de municípios, preparando a mão de obra local para as diferentes oportunidades de trabalho que surjam, seja na iniciativa privada ou na pública”, disse o secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos.
O público-alvo atendido pelo Qualifica Bahia são pessoas com idade superior a 18 anos, de baixa-renda, desempregadas, com disponibilidade de horário. Para se inscrever, é necessário apresentar carteira de identidade (RG), CPF e número do NIS/PIS/NIT.
A escolaridade exigida é definida de acordo com cada curso e a duração varia entre 100 e 240 horas. A previsão é que as aulas para todas as turmas sejam iniciadas até 15 de abril. As inscrições acontecem em unidades do SineBahia e em outros locais divulgados pelas instituições executoras em cada município. A oferta de cursos e vagas pode ser conferida no endereço.