
Nesta terça (18), o secretário estadual da Saúde, Washington Couto, esteve em Itapetinga acompanhando o atendimento, no Centro de Saúde Dr. Guilherme Dias, juntamente com a diretora da 14ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Ivana Cardoso Lopes, e autoridades municipais. A expectativa é que, no município, seja ultrapassada a marca de cinco mil consultas oftalmológicas e 1.500 cirurgias de catarata e exames oftalmológicos em moradores de 12 cidades da região.
Situação rara
Em Itapetinga, uma situação rara chamou a atenção da equipe do Saúde em Movimento. Dezesseis pessoas da mesma família fizeram cirurgia de catarata por meio do programa – foram nove na primeira etapa, realizada em 2010, e as outras na etapa atual. Eles apresentavam quadro de catarata congênita.
O serviço oftalmológico do programa reúne equipe de mais de 100 profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesista, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio. Os alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) e população com idade a partir de 60 anos são o público alvo do Saúde em Movimento.