
A peça, com direção geral de Fernanda Júlia, direção musical de Jarbas Bittencourt e coreografia de Zebrinha, narra sem compromisso cronológico momentos em que Exu se mostra diferente daquilo que tanto se pregou na cultura ocidental sobre o orixá que rege a comunicação e a liberdade no candomblé.
Optando por uma dramaturgia músico-poética, pela encenação em um espaço aberto e por atores que se personificam sobre as diversas concepções do orixá Exu, o humano e o divino se entrelaçam na celebração à condição de estar vivo. Exu, em suas várias facetas, se mostra no espetáculo como alguém que valoriza o movimento da vida, do falar ao agir, do pensar ao sentir.
O Nata, companhia fundada no interior do estado e dirigida por Fernanda Júlia, também traz este mês outras atividades artísticas que integram a ocupação no Teatro Castro Alves. A programação completa está disponível na internet.
O Edital TCA.Núcleo é uma realização do Teatro Castro Alves, por meio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Secretaria de Cultura (Secult).