Para organizar a recepção dos torcedores, delegações, jornalistas e autoridades de diversas nacionalidades, que virão à Bahia no período da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, foi realizada em Salvador uma reunião entre o Governo do Estado e o Corpo Consular de 35 países com representação no estado.

O encontrou aconteceu no prédio onde funciona a Desenbahia, na quinta-feira (13). Segundo o secretário Estadual para Assuntos da Copa do Mundo na Bahia, Ney Campello, “o evento teve o propósito de apresentar as ações e planos operacionais, que vamos executar durante o Mundial, e dialogar com os consulados, promovendo a troca de experiências”.

Para a decana do Corpo Consular da Bahia, Miriam Souza, o encontrou “foi uma excelente oportunidade para esclarecer nossas dúvidas sobre a organização da Copa do Mundo. A reunião comprovou a decisão acertada do Governo do Estado em inserir o Corpo Consular neste processo”.

O evento foi organizado pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), com apoio da Assessoria de Relações Internacionais do Governo da Bahia, e participação de outros órgãos, a exemplo das secretarias de Segurança Pública (SSP), do Turismo (Setur), da Administração (Saeb) e da Saúde (Sesab), que apresentaram seus planos operacionais e explicaram como atuarão no atendimento aos visitantes.

Também participaram representantes do Itamaraty, das polícias Civil, Militar e Federal, Corpo de Bombeiros, Infraero, Prefeitura de Salvador, entre outras instituições. Treze países foram representados pelos seus cônsules, cônsules honorários ou funcionários de carreira dos consulados instalados na Bahia. Também compareceram representações da Argentina, Áustria, Bélgica, Bolívia, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Japão, Portugal, Suíça, Turquia e Uruguai. Os demais países foram representados pela decana do Corpo Consular da Bahia.