A escritora Ana Uchoa, com o apoio das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), lançou na última terça-feira (10), no Palácio Rio Branco, em Salvador, o livro Pedaços de Mim, que retrata, por meio de poemas, o seu sofrimento psíquico a partir do diagnóstico de transtorno bipolar no ano de 2000, época em que foi internada num manicômio e chegou a ser interditada a pedido do seu companheiro.
As Voluntárias Sociais têm realizado ações voltadas para a melhoria das condições de vida de mulheres que sofrem de transtornos mentais, com o intuito de promover a inclusão social e romper as barreiras do preconceito.
Presente no evento, a primeira-dama do Estado e presidente da instituição, Fátima Mendonça, disse que as Voluntárias Sociais buscam inclusão social para todos, principalmente para essas pessoas que sofrem distúrbios mentais.
Segundo ela, o papel das VSBA é desconstruir o preconceito e mostrar que elas possuem voz ativa, que estão vivas e precisam do seu lugar ao sol. O livro da Ana é um exemplo dessa capacidade que elas possuem.
Sonho
A escritora Ana Uchôa enfatizou que Pedaços de Mim foi um sonho chorado, sofrido, mas que deu frutos. Deixo de herança para as mulheres que sofrem transtornos mentais, deixo de herança para o grupo Papo de Mulheres [que criou um espaço para cuidar das usuárias da saúde mental].
A secretária de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, também compareceu ao lançamento e ressaltou o trabalho na luta pelos direitos das mulheres – apoiado pela SPM que dá visibilidade ao público que faz tratamento de saúde mental, público muitas vezes excluído do seio social em razão do preconceito.