Utilitários para casa, artesanatos, acessórios diversos, roupas de adultos e crianças, lembrancinhas temáticas e originais, entre outras diversas opções para o presente de Natal podem ser encontradas nos espaços montados no Centro Público de Economia Solidária (Cesol), do bairro do Comércio, na Rua Álvares Cabral, Bairro do Comércio, e da Barra, Rua Afonso Celso, na Barra. Tudo isso sem filas e confusão que normalmente existem nos shoppings.

Mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Sete), o Cesol do Comércio funciona de segunda a sexta, das 9 às 17h, e é conhecido entre os clientes pelo diferencial dos seus produtos manufaturados. “Tem muita coisa bonita aqui e com valor acessível. Entrei para procurar um presente para um amigo secreto e já achei. Gostei tanto que acabei levando outros dois para uma tia e minha cunhada!”, disse a bancária Patrícia Lopes.

Sheila Costa, que estava acompanhando Patrícia, também aproveitou para comprar três presentes. “Adorei conhecer este espaço. Aqui achei o presente de Natal para minha mãe, minha tia e também para minha irmã. Foi ótimo, sem a confusão e, principalmente, sem aquelas horrorosas filas. Além disso, os preços são bem em conta”.

Faturamento 

Inaugurado em dezembro de 2008, o Cesol é resultado de uma iniciativa do Governo do Estado, que montou em 2007 a Superintendência de Economia Solidária (Sesol) e tem dedicado cada vez mais atenção ao setor. Atualmente, 18 grupos estão instalados no Espaço Solidário do Sesol do Comércio.

Dona Maria do Carmo de Souza da Encarnação, 58 anos, líder do Grupo dos Amigos dos Idosos da Ilha, que produz bolsas, chaveiros, tiaras, peso de porta, acessórios para cozinha, pano de prato e tolhas de mesa, disse que em 2012 “o movimento foi muito bom e este ano espero superar o faturamento para ter um Natal melhor ainda”.

No Cesol da Barra, segundo a artesã Noêmia Gomez, quem mais visita o espaço são os turistas que visitam Salvador nessa época do ano e saem satisfeitos com os produtos de alta qualidade oferecidos. Entre as peças natalinas, ela destaca um presépio feito com filtro de café, palito de churrasquinho, folha de bananeira. “Esta loja do Cesol Barra é um local excelente, onde se encontram produtos de qualidade e com ótimos preços”.